1. Pular para o conteúdo
  2. Pular para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Mais energia renovável para a América Latina

Maurício Cancilieri3 de setembro de 2014

Você vai conhecer um programa internacional que promove a produção energia renovável no Brasil, Chile e Bolívia. Veremos também a inteligência artificial que está treinando a robô Myon para cantar na ópera.

https://p.dw.com/p/1CpbN
Foto: picture-alliance/ZB

A edição desta semana do Futurando traz uma reportagem especial sobre comunidades no Chile, Brasil e Bolívia beneficiadas por um programa da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha. Os pequenos municípios participam até o fim deste ano do Projeto de Promoção da Geração Renovável de Eletricidade na América do Sul (Regsa, na sigla em inglês).

O Regsa tem a missão não só de levar eletricidade aonde ela ainda não chegou, mas de melhorar o potencial energético onde ela já existe. Os pesquisadores estão testando alternativas renováveis de produção de energia e mostram como é possível ser sustentável ao solucionar problemas com técnicas simples. Os resultados já começaram a aparecer e até a mentalidade dos moradores está mudando.

Uma das medidas do Regsa foi a instalação de placas solares. Em lugares isolados, elas muitas vezes são furtadas – e isso ocorre não apenas na América Latina. Alemães de Kaiserslautern, no oeste do país, encontraram uma forma de dificultar a ação dos ladrões. Eles desenvolveram uma tecnologia que, acoplada aos módulos solares, envia dados de GPS através da rede de telefonia móvel. Assim dá pra encontrar o que foi furtado e, quem sabe, prender os responsáveis.

Na lista das inovações, você vai ver um estacionamento automatizado, que fica no aeroporto de Düsseldorf. O motorista deixa o carro e robôs fazem as manobras. Eles se adaptam a quase todos os veículos, menos aos modelos norte-americanos muito longos. Um software comanda as máquinas, calcula a rotatividade das vagas e verifica onde tem mais espaço. Com a inovação, a capacidade do estacionamento do aeroporto aumentou em até 60%. A diária custa o equivalente a cerca de 90 reais.

No estúdio, um convidado repercute o assunto e fala sobre inteligência artificial. O cientista da computação Fernando Buarque explica como transportar a lógica da natureza para sistemas práticos que resolvam desafios do nosso dia a dia. Ele faz um pós-doutorado na Universidade de Münster, na Alemanha.

E vamos acompanhar mais uma rodada de testes com o robô Myon. Ele está sendo preparado para se apresentar na Ópera Cômica de Berlim no ano que vem. Myon ainda precisa se adaptar aos sons do ambiente e a lidar com o silêncio do público na hora da apresentação. Não perca!

Chamada Futurando 104

O Programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos às 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.